Toponímia
Definição de Toponimia:
Toponímia é uma das divisões da onomástica que estuda os topónimos, ou seja, nomes próprios de lugares, da sua origem e evolução. A palavra é derivada dos termos gregos τόπος (tópos), lugar, e ὄνομα (ónoma), nome, literalmente, o nome de um lugar.
Além dos nomes de localidades (cidades, vilas, municípios, províncias, países etc.), a toponímia estuda os hidrónimos, nomes de rios e outros cursos de água; os limnónimos, nomes de lagos; os talassónimos; nomes de mares e oceanos; os orónimos, nomes dos montes e outros relevos; os corônimos, nomes de subdivisiões administrativas e de estradas, entre muitos outros.
De acordo com a lei em vigor, compete às Câmaras Municipais a atribuição e a denominação das Avenidas, Ruas, Travessas, Becos, Pracetas e Largos das povoações, bem como a numeração dos seus edifícios.
Em 2009, após parecer da Comissão de Toponímia do Concelho, foram atribuídos topónimos a algumas ruas da nossa freguesia, que a seguir indicamos e descrevemos:
RUA DE SANT'ÁGUEDA
Sant'Águeda ou Santa Ágata é uma santa mártir do século III, na cidade de Catânia, sendo cultuada na freguesia de Vila Nova da Baronia e tendo outrora sido uma aldeia com mais de 12 vizinhos, incluída no entretanto extinto concelho de Vila Nova da Baronia. Consta nas memórias paroquiais de 1758.
RUA DE SÃO NEUTEL
São Neutel e São Noitel são corruptivos de Santo Eleutério, natural de Barcino, posteriormente designada por Barcinona (actual Barcelona) no século IV. Segundo a tradição, terá vivido no mosteiro de Mugia d'Arem, situado sob o actual convento de São Francisco, localizado perto do pequeno povoado com aquele nome que deverá localizar-se na Herdade de São Bartolomeu, na freguesia de Alvito. Existe uma lenda que relata a fuga dos frades deste mosteiro no decorrer das invasões islâmicas, tendo enterrado um imagem de São Neutel no local onde depois seria erguida a ermida de Sant'Águeda, onde este santo também é cultuado.
LARGO DE SÃO PEDRO
O Apóstolo São Pedro foi cultuado numa ermida do tipo Morabitino, normalmente datada do século XVI, mas que pode ser anterior, localizada no Cabeço de São Pedro, na Serra de Vila Nova. Trata-se de um edifício fundamental para a compreensão da história religiosa da freguesia de Vila Nova da Baronia
RUA DE MANUEL MARQUES
O Senhor Manuel Marques, natural do Carvoeiro, concelho de Mação, residiu grande parte da sua vida em Vila Nova da Baronia, tendo falecido em 06 de Agosto de 1985. Foi um grande benemérito da freguesia, tendo doado à Junta um prédio rústico onde se fez um loteamento de quinze fogos, que foram vendidos a preços acessíveis a famílias de menores rendimentos.
RUA DO CAMPO DA FEIRA
Trata-se do local onde, no decorrer de algumas centenas de anos teve lugar a tradicional feira de Vila Nova da Baronia.
RUA DE TÚLIO ESPANCA
Primo de Florbela Espanca, nasceu a 08 de Maio de 1913 em Vila Viçosa e faleceu a 02 de Maio de 1993, em Évora. Foi um Historiador e importante investigador português, que contribuiu para a classificação do Centro Histórico de Évora como Património Mundial e executou um trabalho monumental no que respeita ao património Histórico e Arquitectónico do Alentejo, onde se destacam os dois volumes do livro Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Beja Norte, onde consta o concelho de Alvito.
RUA DA IRMÃ MARIA PIA
Integrando a Comunidade Religiosa das Irmãs Carmelitas, a Irmã Maria Pia esteve radicada em Vila Nova da Baronia durante vários anos, onde, à frente de um grupo de voluntários, desenvolveu uma grande obra de apoio à terceira idade, que concretizou e que se mantém como uma referência na nossa região. A atribuição do seu nome resulta da vontade da população de Vila Nova da Baronia, homenageando o seu labor e o de todos o que a coadjuvaram.